septo

Dr. Tiago Responde – Cirurgias Nasais

Quais cirurgias nasais podem ser realizadas ao mesmo tempo?

Septoplastia (correção do desvio do septo), Turbinectomia (diminuição dos cornetos nasais ou “turbinas”) e Sinusectomias (abertura da comunicação do nariz com os seios face) podem ser realizadas conjuntamente, dependendo da necessidade de cada paciente. Em alguns casos, pode ser ainda ser associada a cirurgia para retirada das amígdalas (Amigdalectomia) e para tratamento do ronco/apnéia do sono. Cirurgias estéticas (Rinoplastias) também pode ser realizadas no mesmo tempo cirúrgico.

O que é Desvio do Septo Nasal?

O desvio do septo nasal é uma tortuosidade da parede que divide as cavidades nasais, que pode ser provocado por traumas e/ou pancadas no nariz ou pelo próprio crescimento desproporcional do septo em relação ao nariz. Em casos mais acentuados, pode ocorrer obstrução nasal e também retenção do muco nasal, levando à formação de crostas ou ao desenvolvimento de infecções de repetição, como a sinusite.

A cirurgia de Septoplastia (correção do desvio do septo) é um procedimento que proporciona grande melhora da respiração e da qualidade de vida do paciente.

A cirurgia melhora também os sintomas da Rinite Alérgica?

Após a cirurgia, há um melhor desbloqueio das secreções nasais e das cavidades dos seios da face em direção à faringe, o que causa menor concentração de fatores irritantes do nariz (alérgenos) e reduz significativamente os sintomas da Rinite Alérgica.

Quais os cuidados que se deve ter antes da cirurgia?

A avaliação pelo Otorrinolaringologista e os exames complementares são fundamentais para programação da cirurgia. Prevenção de doenças agudas, como gripes e/ou resfriados, a higienização nasal frequente com soro fisiológico 0,9%, para evitar retenção de secreções e contribuir para eliminação de possíveis vírus, bactérias e poluentes da cavidade nasal.

São utilizados “curativos” nas cirurgias nasais?

O uso de splint nasal pode ser necessário para estabilizar o septo nos primeiros dias do pós-operatório. A irrigação com soro fisiológico auxilia na remoção de coágulos e crostas, frequentes após cirurgia.

Existe dor, inchaço ou sangramento no pós-operatório?

A cirurgia é realizada por via endonasal, com poucas incisões internas e sem cicatrizes visíveis, consequetemente sem inchaço. Quando ocorre dor, geralemnte é discreta e resolve com analgésicos simples. Os hematomas (manchas roxas) e inchaços podem aparecer após cirurgias estéticas (Rinoplastias), mas regredirão gradualmente.

Pode haver eliminação de coágulos que ficaram retidos dentro do nariz nos primeiros dias do pós-operatório. Quando estes ressecam, podem formar crostas que provocam obstrução nasal e, às vezes, sensação de mau-cheiro no nariz. A lavagem nasal frequente ajuda bastante a eliminar coágulos e crostas, proporcionando uma melhor e mais rápida recuperação.

Quais os cuidados recomendados após as cirurgias nasais?

Deve-se evitar assoar o nariz com força para não causar sangramentos. É preciso lavar o nariz várias vezes ao dia com soro fisiológico 0,9% para diminuir a retenção de secreções, coágulos e crostas. Alimentos muito quentes e até banho muito quente também devem ser evitados na primeira semana.

Depois de quantos dias posso retornar às atividades normais do trabalho?

A maioria das pessoas pode retornar às atividades que não envolvam esforços físicos após 10 dias de repouso. É recomendado evitar esforços físicos e viagens nos primeiros 30 dias.

A respiração nasal ficará normal imediatamente após a cirurgia?

Não imediatamente. Como existe a congestão por causa da cirurgia e um discreto edema da mucosa, a respiração poderá ficar até pior do que antes nos primeiros 3 dias. Manter lavagem nasal, ir ao consultório nas consultas pós-operatórias para avaliação e possível “limpeza” do nariz é fundamental para complementar o tratamento cirúrgico e evitar a formação de sinéquias nasais, quando a cicatrização ocorre “colando” os cornetos nasais ao septo, causando obstrução novamente.

Quais as vantagens da lavagem nasal com soro fisiológico 0,9% (solução isotônica)?

A solução salina isotônica é uma forma segura de promover a limpeza das cavidades nasais e é parte do tratamento das doenças nasossinusais. A lavagem nasal promove a melhora da função mucociliar, contribuindo para diminuição do inchaço da mucosa do nariz. Ela também facilita o contato de medicações tópicas com a mucosa.