otorrinolaringologia

Quando é necessário procurar um otorrinolaringologista?

Quando existe algum problema nos ouvidos, nariz, garganta, rouquidão ou quando uma pessoa ronca muito. Perda de audição, excesso de cera nos ouvidos, dor na face, secreção nasal, nariz entupido, tontura, desequilíbrio, dificuldade para engolir, sensação de “bolo” na garganta, são os sintomas mais comuns.

• A pessoa tem Sinusite ou está com Sinusite?

A maioria das pessoas está com Sinusite. Pode ter tido um resfriado “mal curado” ou uma crise alérgica que piorou para Sinusite. Há também casos de Sinusite Crônica, onde a pessoa “fica” com sinusite por mais de 3 meses, mesmo fazendo corretamente o tratamento. Só o Otorrinolaringologista pode diferenciar os dois tipos.

• Garganta inflamada com freqüência enseja cirurgia de retirada das amígdalas?

Apenas o processo inflamatório na garganta não. Pensamos em fazer a Amigdalectomia (cirurgia para retirada das amígdalas) quando há amigdalites de repetição (infecção, presença de pus), ou seja, mais de 4 crises, em média, em 1 ano, com dor para engolir, febre alta e mal-estar, em 1 ano.

• Qual a diferença entre Rinite e Sinusite?

Rinite é apenas o processo inflamatório da mucosa do nariz. Há coriza transparente, obstrução nasal, espirros, coceira no nariz. Sinusite é uma infecção na mucosa nasal e será necessário usar antibióticos. A coriza é amarelada, existe dor intensa na face, mal-estar, etc.

• É possível prevenir a perda de audição?

Sim. Devemos evitar ruídos por um tempo prolongado sem proteção. O uso de fones de ouvido com alto volume é prejudicial; trabalhadores expostos a barulhos intensos também podem ser afetados. O exame de Audiometria é que vai avaliar nossa audição.